domingo, 7 de junho de 2009

Santa Águeda


Santa Águeda


Santa Águeda foi uma virgem e mártir, padroeira de Catânia, filha de nobres cataneses, viveu entre os séculos III e IV durante a dominação romana do pro-cônsul Quinciano e foi martirizada durante as perseguições de Décio o Diocleciano. Seu nome aparece no Cânon Romano já em tempos remotíssimos.
Águeda (em
italiano e siciliano Agata) nasceu em Catânia. Alguns historiadores apontam seu ano de nascimento entre 230 e 235. Segundo a tradição cristã, Águeda consagrou-se a Deus com quinze anos de idade.
Depois de inúmeras tentativas de Quinciano para corrompê-la, Águeda foi encarcerada brevemente e depois torturada. Foi chicoteada e seus seios foram arrancados com tenazes mas, segundo a tradição, ela foi curada de seus ferimentos por
São Pedro que a visitou na prisão. Por fim, Águeda foi submetida ao suplício de brasas ardentes e na noite seguinte, 5 de fevereiro de 251 (alguns sugerem o ano de 254), faleceu em sua cela.
Sua morte foi seguida de um tremor de terra que abalou toda a cidade. Um ano após sua morte, o
Etna entrou em erupção, despejando um mar de lava em direção a Catânia. Então os habitantes colocaram o véu que cobria a sepultura de Ágata diante do fogo que parou imediatamente, poupando a cidade.
Desde então, sua proteção é invocada contra os tremores de terra, as
erupções vulcânicas e incêndios.
Sua
festa litúrgica é celebrada aos 5 de Fevereiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário